sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Tensão pré-prova


Tensão pré-prova compromete rendimento escolar
Sintomas como ansiedade e medo indicam sinais de TPP



Todo ano letivo é assim. Quando o calendário aponta para a época de provas surge nos alunos um estado de tensão e ansiedade com relação às avaliações. É a chamada TPP, ou seja, tensão pré-prova. A auto-cobrança, o medo de errar e a falta de foco são alguns dos fatores que geram no aluno um estado emocional alterado que acaba distorcendo a percepção, a capacidade de raciocínio e o rendimento escolar.

Nervosismo, mãos suadas, crises de choro, baixa auto-estima, medo, falta de sono, alimentação deficiente e ansiedade são os principais sintomas apresentados por alunos que sofrem de TPP. “Já fico nervoso só de pensar que a prova está difícil”, diz Juliermerson do Nascimento, 21, estudante de Engenharia Ambiental.

Nascimento fica ansioso antes de fazer as provas e, às vezes, não consegue captar o que está lendo devido ao nervosismo. Ele, porém, estuda periodicamente, faz planejamento de estudos e reserva horários distintos para as matérias que exigem uma dedicação maior.

Pressões. Outro fator que interfere no desempenho, na hora de fazer as provas, segundo os alunos, são as pressões da família e dos professores. “No final de semestre o bicho pega, minha mãe fica me cobrando e então tenho que estudar. Fico nervoso, ansioso e minha mão começa a suar quando faço provas de cálculo”, declara Lucas Brandão, 18, estudante de Engenharia Ambiental.

Josiele Rodrigues, 21, estudante de jornalismo, nunca teve TPP, porém em uma matéria específica, Economia, os sintomas começaram a aparecer: insônia, crise de choro e tremedeira na hora de fazer a prova foram relatados pela aluna. Ela considera o professor muito exigente, tenta ficar calma, mas não consegue. “Querendo ou não isso abaixa minha auto-estima porque acabo achando que não vou conseguir passar”, declara a aluna.

Ronaldo Pazini, 42, psicólogo, alerta que a TPP nada mais é que a velha ansiedade. “As razões da ansiedade são as mais variáveis possíveis. De alguma forma esse nervosismo está relacionado com a história do indivíduo. O aluno deve saber que o que está sendo avaliado, na hora da prova, são seus conhecimentos sobre as disciplinas e algumas competências específicas, e não ele como pessoa”, explica.

Para aliviar a tensão das provas, segundo Pazini, o fundamental é que o indivíduo se conheça. “Do que você tem medo? Quais são suas competências e dificuldades? E o que a prova tem de significativo para sua vida? são questionamentos que os alunos devem se fazer”, complementa Pazini.

Descobrir a melhor forma de estudar e repensar a sua relação com a avaliação são os caminhos apontados pelo psicólogo para os estudantes aliviarem a tensão antes das provas. Em casos extremos de ansiedade o indicado seria uma terapia, sugere Pazini.

Caso extremo. Keila Ribeiro, 22, estudante de Química, conhece bem o que é a TPP. Ela revela que sofre da tensão pré-prova desde o vestibular. “A TPP está no meu DNA, vai passar para meus filhos”, brinca Keila.

A brincadeira ganha ares pesados quando ela conta o seu sofrimento. “Na época do vestibular eu só dormia uma vez por semana e não comia. Tomava estimulantes para ficar acordada, como guaraná com Coca Cola ou café”, diz a aluna. Ela chegou ao ponto de consumir remédios sem prescrição médica para se manter acordada. “Conseguia com um amigo enfermeiro aquelas pílulas que os médicos tomam para se manter acordados”, revela Keila.

Hoje ela atribui a baixa auto-estima a fonte de toda sua tensão. Ela acreditava que por mais que estudasse nunca iria aprender o suficiente. “Achava que os outros eram melhores do que eu”, diz a estudante.

A facilidade de conseguir remédios sem a prescrição médica, uma depressão e o desgaste emocional pela falta de sono e a alimentação inadequada levaram a estudante a procurar ajuda médica. Ela aprendeu a respeitar seus limites e a estudar de uma maneira equilibrada. “Estudo, periodicamente, e respeito minha vontade de comer e dormir”, conclui a aluna.



Análise de Regina de Fátima Martins D’ Oliveira – pedagoga da Faesa

Muitas são as reflexões possíveis sobre avaliação e os fins a que ela se propõe. Historicamente o termo avaliação é associado a outros como prova, teste, exame, nota, atividade de qualificação, medição, classificação e certificação, o que envolve simbolicamente o sentimento de sucesso e fracasso, a prática da promoção, reprovação/repetência e o acesso negado. Sendo assim, não há que se estranhar o sintoma de ansiedade e medo que indicam sinais de tensão pré-prova.

Compreender que o processo avaliativo é uma ótima oportunidade para colocar em prática conhecimentos, defender idéias, razões e saberes, sem temor de imprecisões, erros, confusões, acertos e certezas inerentes à formação do próprio pensamento dos sujeitos que aprendem, pode contribui para aliviar a tensão pré-prova.




DICAS PARA EVITAR A TPP
Dedicar duas horas por dia ao estudo
Ter uma boa noite de sono e uma alimentação saudável
Fazer atividades físicas que relaxem o corpo e a mente
Evitar ficar comentando o que estudou antes da prova
Não pegar em livros de última hora

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