quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Artista do ônibus diverte passageiros dos coletivos

Roger acompanhado do violão chama atenção dos passageiros com sua performance artística. O compositor equilibra seu corpo em um dos assentos, se apresenta ao público e começa a cantar. Sua voz fina toma conta do espaço público e sua presença é parte integrante da rotina de quem pega o transporte coletivo. Ele tem 27 anos, é cantor e compositor. Sorte para o cantor não existe, mas sim a busca constante por um sonho.

O jovem descobriu o ônibus como palco para apresentações culturais desde os nove anos de idade. Sua rotina de trabalho começa pela parte da tarde e a escolha dos ônibus é aleatória. O cantor também vende balas no transporte coletivo para complementar sua renda e agora quer emplacar um novo filão de mercado, as serenatas de amor.

Com um jeito peculiar e irreverente, ele consegue vender as balas de eucalipto como a bala do amor em quantidades que superam as expectativas de qualquer vendedor. Roger brinca que somente quem estiver com o hálito fresco vai conseguir o beijo do amado/a.

Roger é um eterno apaixonado e exerce também o papel de compositor. Seu hit “Fica junto de mim” é conhecido pelos passageiros que gravam as apresentações do cantor nos celulares para mostrar aos amigos e conhecidos. O artista do ônibus possui ainda fã clube e tem uma comunidade no Orkut, com mais de 900 pessoas adicionadas.

Apesar de não ter estudos, o cantor descobriu como se vender de uma maneira que todos gostam e apreciam. Ele faz o marketing da carreira pela Internet, pela linguagem boca-a-boca e pelo carisma que o tornaram bastante popular nos pontos de ônibus. Experimente perguntar a algum passageiro se ele conhece ‘Roger e seu violão’. A resposta provavelmente será sim. Na Internet, os fãs do cantor podem deixar recadinhos, conhecer as apresentações, assistir a vídeos e também marcar as serenatas.

O público se diverte com o compositor que escolheu o ônibus para levar as pessoas um pouco de alegria em momentos que ele considera estressantes. Roger é uma mistura de artista com personagem de quadrinhos diretamente tirado das tirinhas para os palcos do ônibus.

Figura típica dos coletivos é muito fácil encontrar com ele, basta dá o sinal e entrar em uma viagem de graça e irreverência protagonizada pelo cantor. Lotado ou vazio, Roger está lá para transmitir um pouco de alegria ao povo.

Magro, com a voz fona, roupas largas, chinelo e muita vontade de vencer, Roger conversa conosco em um dos assentos do ônibus e revela que a música faz parte de sua vida, além de contar sobre os projetos para 2009.

O objetivo de Roger é ser famoso e quando isso acontecer ele pretende comprar a casa própria. O sonho do compositor é conquistar um espaço na música capixaba e através da arte conseguir chegar ao sucesso.

O primeiro passo já foi dado: ele é popular, carismático e de bem com a vida. Não é aquela coisa chata do ‘eu não estou roubando, por favor me ajude’. Com um sorriso no rosto Roger retrata a luta de um cidadão comum que não desiste dos sonhos, encara os obstáculos de uma forma positiva e define a música como sendo a razão de viver.

*Flávia Varela

Nenhum comentário: