segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Arcelor Mittal

case da Arcelor Mittal
Título do trabalho:
Belgo Arcelor – vencedora na categoria Ouro do Prêmio Qualidade Espírito Santo(PQES)

Categoria:
Relacionamento com o público interno

Público – alvo:
Funcionários e colaboradores.

Objetivo:
Conscientizar os funcionários e colaboradores da Belgo Arcelor – Usina Grande Vitória para engajarem no projeto da Empresa pela Qualidade Total conquistando, dessa maneira, o Prêmio Qualidade Espírito Santo/2004 categoria Ouro através de um trabalho desenvolvimento em equipe, com ênfase na excelência em Gestão e com foco em resultados.

Recursos de comunicação utilizados:
¨ Pin entregue aos funcionários
¨ Camisas entregues aos funcionários
¨ Conscientização junto aos funcionários da importância sobre a gestão da qualidade.
¨ Boletim informativo

Case:
O prêmio Qualidade Espírito Santo – PQES é uma das ações do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo – COMPETE-ES promovida através da Secretaria de desenvolvimento econômico e turismo (SEDETUR). O PQES é a soma do esforço conjunto do Governo do Estado do Espírito Santo e da sociedade, na mobilização para premiar organizações capazes de desempenhar um modelo de gestão cujas ações resultem em racionalidade do processo produtivo, melhoria dos níveis de qualidade e produtividade dos produtos/serviços assim como maior satisfação dos clientes e funcionários.

A Belgo Arcelor - Usina Grande Vitória enquadra-se nesse contexto tornando-se referencial de sucesso empresarial ao conquistar a categoria Ouro no Prêmio qualidade ES/2004 em sua primeira edição. A referida Empresa faz parte do grupo Arcelor, maior grupo siderúrgico do mundo, com sede em Luxemburgo. Sua missão é fornecer aço de alta qualidade com custo competitivo para o mercado interno e externo buscando harmonia entre a atividade industrial, o homem e o meio ambiente, focada na qualidade e responsabilidade social.

Isso significa que a Usina Grande Vitória conquistou o Prêmio PQES agregando em sua infra-estrutura os Critérios de Excelência em qualidade, ou seja, com base na liderança e constância de propósitos, sendo papel da organização manter um ambiente apropriado à autonomia, melhoria, inovação, agilidade, ética e aprendizado organizacional das pessoas; na visão de futuro refletida no compromisso de assumir riscos calculados à longo prazo antecipando as novas tendências de mercado, aos novos cenários, ao desenvolvimento tecnológico e aos anseios da sociedade; no foco no cliente e no mercado, pontos de partida na busca de excelência do desempenho da organização; na responsabilidade social e ética adotando políticas de segurança, saúde pública, e proteção ambiental; e na decisão baseada em fatos pertinentes para facilitar a toada de decisões através do uso sistemático de informações comparativas.

Além disso, a valorização das pessoas através da sinergia entre equipes, a inovação gerando idéias que se incorporem continuamente aos processos e produtos da organização bem como foco nos resultados, agilidade, visão sistêmica e aprendizado organizacional fazem da Usina Grande Vitória uma Empresa consolidada e pró – ativa voltada para continuar desenvolvendo um sistema de trabalho sob a ótica da qualidade de forma alinhada com as perspectivas do mercado, atrelada ao desempenho da equipe, ao fornecimento de bons produtos/serviços e a um clima organizacional direcionado ao futuro.

O Prêmio Qualidade Categoria Ouro Belgo Arcelor - Usina Grande Vitória também é resultado da conscientização dos funcionários da Empresa sobre a importância da qualidade através de treinamentos, distribuição de camisas e pin, possibilitando aos empregados um engajamento salutar em busca de um objetivo maior: a excelência em qualidade. Uma estratégia de comunicação com operadores, supervisores e gerentes através de reuniões extraordinárias e distribuição de material informativo foi efetivada com a finalidade dos funcionários conhecerem a política e diretrizes da Belgo bem como tomar conhecimento da importância de sua participação nesse processo de qualificação de serviços. Além disso, o material informativo apresentava os benefícios e as atribuições para que os funcionários e colaboradores pudessem caminhar rumo ao crescimento sustentável sendo capazes, inclusive, de delimitar as possíveis entrevistas feitas pelos avaliadores do Prêmio Qualidade do ES.

Quanto à política da Belgo, ela se traduz pelo seu caráter inovador, na qualidade do produto e no atendimento, com custo competitivo no mercado interno e capacidade para exportação, buscando sintonia entre indústria, ambiente e desenvolvimento sustentável. Suas diretrizes principais referem-se a redução de custos e superação dos resultados previstos; a excelência em modelo de Gestão; atendimento de qualidade proporcionando reconhecimento junto aos clientes; a manutenção da competitividade atendendo a legislação vigente e respeitando o meio ambiente; e a busca “Zero acidente” para funcionários e subcontratados através do comprometimento de todos.

Para tanto, os funcionários têm participação efetiva na Empresa. Os operadores são envolvidos na solução de problemas da área. Existe o Programa CRIE no qual os operadores registram suas idéias em formulário próprio. Caso aprovada, o trabalhador recebe um valor em dinheiro como incentivo para participar mais vezes. Há ainda reuniões diárias de segurança, reunião de itens de controle, jogos de integração, festa de Natal, incentivo à formação escolar(FUBRAE), plano de saúde e Programa de Desenvolvimento de Líderes(PDL).

Assim o Sistema de Gestão pela qualidade total é suporte para todos os outros sistemas de gestão utilizados na organização. A Empresa Belgo adota há mais de uma década o sistema de Gestão pela Qualidade Total, permitindo a renovação anual das certificações nas normas ISO 9000, ISO 14000, QS 9000 e mia recentemente a AS 8800. Meio ambiente, saúde e segurança ocupacional são áreas gerenciais de forma integrada e reconhecidas publicamente pelas certificações ISO 14001 e BS 8800. Ferramentas como o CEDAC, Plano de sugestões, Análise de Anomalias, Programa 5S bem como Programa de Qualidade Seis Sigmas também contribuem de forma significativa na maximização da qualidade de seus serviços/produtos. O Programa Seis Sigmas, por exemplo, foi introduzido para reduzir custos, eliminar falhas e agilizar as entregas, abrangendo todas áreas funcionais da Empresa. O curso Seis Sigmas oferece aos participantes uma metodologia para a identificação e solução de problemas e lhes concede o Certificado de Especialistas em Gestão Avançada da Qualidade. Segundo o relatório anual 2003, já certificou 40 profissionais, cujos projetos aplicativos proporcionaram um retorno financeiro de R$ 114 milhões tendo mais de 200 profissionais treinados com classificação black belt(“faixa preta”).

Tudo isso possibilita que a Belgo Arcelor - Usina Grande Vitória reafirme seu compromisso com a sociedade, com seus funcionários e clientes transformando desafios em um processo contínuo de troca de conhecimentos, aprendizado, crescimento sustentável e progresso. A Usina Grande Vitória segue desse modo “os primeiros passos de excelência” para a melhoria contínua no ramo da construção civil.

Trabalho realizado para Multi Comunicação em virtude do prêmio AMBERJ

Nenhum comentário: