terça-feira, 16 de setembro de 2008

PRÉ-SAL. Descoberta gera desafios e conquistas para o Brasil

A extração do petróleo e gás teve uma alavancada no Brasil graças à descoberta, pela Petrobrás, de bilhões de barris de petróleo e jazidas de gás sob a camada de pré-sal que fica localizada a quilômetros abaixo do fundo do mar.

O pré-sal é uma camada que se forma abaixo de uma espessa acumulação de sal, formada, há 100 milhões de anos, no período da separação dos continentes americano e africano. No Brasil, as pesquisas começaram há um ano e as primeiras descobertas foram encontradas nos litorais capixaba e paulista.

Os reservatórios abaixo do sal estão em uma profundidade de até seis mil metros e a área de exploração no país estende-se desde Santa Catarina até o Espírito Santo. O centro das atenções voltam-se para a camada de sal no Campo de Jubarte, na costa do Espírito Santo, que pode produzir gás em grande quantidade. O objetivo é desenvolver uma rede de gasoduto na região.

Outro campo de destaque é o de Tupi, localizado no litoral paulista, que possui volumes estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo, o que pode colocar o Brasil na posição de um grande exportador de petróleo.

Existem fatores que podem dificultar a exploração destes poços. Como a camada é formada por rochas, e é muito mole há a possibilidade dela fechar antes de acontecer a extração. Os técnicos da Petrobrás apontam a temperatura elevada da camada pré -sal como outro fator de risco que pode gerar explosões e a perda dos investimentos.

As dificuldades não impedem que a recente descoberta da camada pré-sal possa incluir o Brasil entre os dez maiores produtores de petróleo e desperte o interesse da Organização dos Países exportadores de petróleo (Opep) pelo país.
Agradecimento: Natália B. e Viviani B.

Nenhum comentário: