segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Perfil do diretor de "2 filhos de Francisco"

Profissional multimídia lança seu novo filme e tem planos para a Ilha do mel


Era uma vez um homem discreto que tinha como distração andar de bicicleta. Em cada pedalada, seu pensamento vagava em projetos e desejos. Ele tinha um sonho de criar uma história que pudesse comover o País inteiro e assim ser reconhecido como cineasta. Apesar das dificuldades de se trabalhar com cinema no Brasil, o aspirante a diretor não desistiu de seus ideais e como bom aquariano acreditou que seus projetos iriam concretizar e ganhar forma.

Socorro, um médico. Chamem a ambulância porque vocês vão conhecer um homem movido à emoção. Breno Silveira nasceu em 05 de fevereiro de 1964. Desde os 19 anos sonhava em fazer cinema, mas ele estourou no mercado somente depois de 23 anos de trabalho, com o filme Dois Filhos de Francisco. Avesso ao mundo sertanejo, ele a princípio relutou em fazer uma biografia de Zezé de Camargo e Luciano, porém ao conhecer a história do pai da dupla ficou encantado com o exemplo de vida do agricultor.

No filme, ele se despiu de seus preconceitos e colocou as mãos na massa com o objetivo de fazer com que a película ganhasse “alma”. Fez laboratório em Goiânia e se colocou no lugar de cada personagem criado. O segredo do sucesso foi se entregar de coração ao universo sertanejo, Silveira queria fazer algo que tocasse as pessoas, mexesse com as relações humanas e conseguiu o reconhecimento.

Dois Filhos de Francisco foi um divisor de águas em sua profissão. O ex-estudante de biologia que gostava de fotografar percorreu um longo caminho até o sucesso. Desistiu de biologia e foi ser estudante de jornalismo, mas também trancou a faculdade desse curso. Ele já estava encantado com o mundo do cinema e com a fotografia até que, através de uma OGN, conseguiu uma bolsa para estudar fotografia de cinema em Paris. Sem saber falar francês o aventureiro brasileiro voltou com todo gás e com o entusiasmo de saber valorizar o Brasil.

Já em solo tupiniquim, Silveira produziu vários longas, entre eles, Carlota Joaquina, Eu, Tu, Eles e o Homem do Ano. Também desenvolveu trabalhos como diretor de comerciais, de documentários e produziu videoclipes que lhe renderam mais de dez MTV Awards, entre melhor fotografia, melhor direção e melhor videoclipe do ano, ao lado de diretores como Andrucha Waddington e Katia Lund, entre outros.

Essa inquietude de fazer várias coisas ao mesmo tempo, típica de aquarianos, faz do cineasta um multimídia preocupado em mexer com os sentimentos das pessoas. Uma pessoa simples que tem como sonho viver só de cinema no Brasil.

Desde 1996, ele é sócio da produtora Conspiração Filmes reconhecida como uma das maiores produtoras independentes do País voltada para trabalhos nas áreas de cinema, publicidade, TV e conteúdo corporativo. Agora o cineasta lança no mercado mais um filme o Era uma vez... uma história de amor que promete surpreender o telespectador com ingredientes como o preconceito e contrates sociais. Se com Dois Filhos de Francisco Silveira quis passar a mensagem de que as pessoas não devem desistir de seus sonhos com o atual ele pretende fazer as pessoas a olharem para o lado e dizer “me perceba, sou humano”.

Silveira tem projetos paralelos que se encontram em sigilo, porém ele adianta que em seus planos está Vitória. Ele escreve um roteiro para a ilha do mel e define o Estado como um lugar de muitas paisagens, com um potencial geográfico privilegiado. Silveira esteve na Faesa, no último dia oito, quando conversou com os estudantes sobre cinema e apresentou o making off do filme era uma vez. No final da palestra, o cineasta conversou com estudantes que têm sonhos de serem atores, atrizes e roteiristas. Sempre atencioso, deu conselhos e dicas para quem deseja encaminhar nessa área.

Esse profissional que respira trabalho quando não está em plena atividade gosta mesmo é de ir para o sítio relaxar ou simplesmente andar de bicicleta. Pedala Breninho, um orgulho para o cinema brasileiro que conseguiu levar mais de 5 milhões de espectadores as telas de cinema e bateu filmes como Batman e Hulk.

Nenhum comentário: