segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O EMPREENDEDOR COMO AGENTE DE MUDANÇA

Em um cenário de constantes mudanças, no qual a globalização, as inovações tecnológicas, a barreira à entradas de novos produtos, a sazonalidade entre outros fatores propiciam o surgimento de um mercado de concorrência acirrada, as empresas precisam inovar e atualizar sempre usando de flexibilidade e rapidez na tomada de decisões para sobreviver em um mundo cada vez mais inconstante.

As empresas devem estar preparadas para assumirem um diferencial, no gerenciamento da empresa, na qualidade, na distribuição do produto, assistência pós venda, política de preços, propaganda e promoção.

Desse modo, para se destacar nesse mercado o profissional tem que ter atitude empreendedora seja como dono de empresa ou funcionário. Deve também ter conhecimento do setor no qual vai atuar.

O empreendedor é um agente de mudanças, é aquele que sonha, visualiza oportunidades, gosta de desafios e está disposto a correr riscos para concretizar seus projetos. É aquele que busca a auto realização, quer ser dono do seu destino e tem o poder de persuadir as pessoas para que se engajem nos seus sonhos.

Porém, não basta vontade de trabalhar por conta própria, é necessário visualizar uma oportunidade e se respaldar através do plano de negócios para detectar sua viabilidade. Isso possibilita um melhor planejamento e o empresário passará a correr apenas riscos calculados, auxiliando desta maneira na tomada de decisões.

Segundo o economista austríaco Shcumpeter o empreendedor está associado ao desenvolvimento econômico, inovação e ao aproveitamento de oportunidades gerando empregos e divisas para o país.

Os grandes empreendedores são pessoas de grande poder de comunicação que enxergam a longo prazo e vêem oportunidades até em situações adversas. Sabem também aprender com os erros e transformá-los em acertos e lições para não cometer mais deslizes.

O empreendedor se faz através da acumulação das habilidades, experiências, know how e contatos. A rede de contatos deve ser bem estruturados de forma que lhe auxiliem e abram portas, para ajudar no crescimento da organização.

Outro fator de destaque é a estratégia, esta visa a capacitar a organização a atingir resultados desejados em um ambiente imprevisível. O que é oportunidade somente pode ser decidido se houver uma estratégia, caso contrário não há como saber o que aproxima a organização dos resultados desejados e o que é desvio e desperdício de recursos.

Assim, deve o empreendedor ser uma pessoa com autonomia, autoconfiança, ter responsabilidade e saber inovar aproveitando as tendências e oportunidades, sendo competitivo dia-a-dia, retendo e conquistando novos clientes, respeitando suas limitações e acreditando em si mesmo.
TEXTO VENCEDOR DO FASCICULO EMPREENDEDORISMO PROMOVIDO PELA GAZETA/ES.

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