quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Ministério das mulheres adverte: TPM pode gerar sérios riscos ao homem

Os homens não ficam no “vermelho”, são desprovidos de útero e não precisam carregar consigo um absorvente no bolso todo mês. Porém, a tensão pré-mestrual, fazem de alguns deles reféns da mulher. Eles apreendem a andar na corda bamba, driblar o nervosismo de irmãs, namoradas e colegas de trabalho. Muitos, por sua vez, preferem manter distância da mulher, nestes dias tenebrosos.
Tratar a mulher a pão-de-ló, satisfazer todas suas vontades, elogiar, concordar com tudo o que elas dizem, mesmo quando não tenham razão, são alguns dos estratagemas para o homem passar por este período conturbado sem, digamos, sofrer alguns aranhões.
Enquanto uns tratam a classe feminina como verdadeiras rainhas, outros fogem deseperadamente, quando sentem que a mulherada está “naqueles dias”. Os homens evitam ficar perto por diversos fatores como a oscilação de humor, tristeza sem motivo e alto grau de irritabilidade.
Agir solidariamente com as meninas deveria ser o foco dos rapazes, e não o contrário. Eles ao afastarem, agem como seres irracionais e não percebem que o apoio e atenção, no período que antecede a mestruação, são fundamentais para o bem estar emocional da mulher. Observação: Não deixe a mulher perceber a fuga, pois caso contrário, você correrá sérios riscos de ser linchado em praça pública. Piadas à parte, é bom lembrar que brincadeirinhas sobre a TPM podem gerar um mal estar e prejudicar o namoro ou o casamento! TPM é algo sério, que merece respeito. A melhor atitude ainda é a compreensão.
As esposas, irmãs e colegas de trabalho já têm uma série de sintomas que contribuem para elas sofrerem e os homens não devem fazer parte desta lista de problema. Vocês têm que entender que o organismo feminino passa por mudanças físicas e psíquicas que vão interferir no dia-a-dia e refletir no corpo, e não é apenas você, “pobre coitado” que passa por essa situação.
Os homens estão bem acompanhados (ou mal, como queiram) neste barco. Estudos afirmam que 85% das mulheres sentem algum tipo de desconforto físico, emocional ou comportamental relacionados ao ciclo menstrual, especialmente na fase pré-menstrual, ou seja, nesta caminhada você não está sozinho rapaz! Então, o melhor a fazer é relaxar e compartilhar experiências na mesa de um bar nos outros dias do mês porque na TPM, sinto informar, vocês são todos delas sem divisões com amigos, futebol, mãe, papagaio... A boa notícia é que a TPM dura relativamente poucos dias, varia de 01 a 15 dias de acordo com o organismo da mulher. A má, é que os sintomas começam aparecer na fase pré-menstrual por volta dos 14 anos de idade e terminam por volta dos 50 anos. Você vai está cercado de esposa, mãe, filha e quem sabe netas à beira de um ataque de nervos. Como esses sintomas estão presentes em média 6 dias de cada ciclo, as mulheres sentirão desconforto por aproximadamente 2.800 dias, ou entre 7 e 8 anos de sua vida. Ufa! Imagina o que isso significa para a mulher? Imagine também colocar-se no lugar dela. Senti suas dores e angústias. Está percebendo? Então o que é melhor fugir da “mulher problema” ou ajudá-la a superar o distúrbio?
Ao invés de cruzar os braços e reclamar das amigas, namoradas, esposas e colegas de trabalho seja um ombro amigo. Vá com ela ao médico, indique livros, seja gentil e caso leve “patadas”, as receba de bom grado. Lembre que poderia ser pior. Por isso, como diz a Rita Lee: “não provoque, é cor de rosa shock” e vermelha, também...

Um comentário:

Anônimo disse...

É cor de rosa shock mesmo!!!!